Revista FNAEE

Desde o tempo da emblemática e respeitada Florence Nightingale que a Enfermagem se institui como uma nova arte e uma nova ciência, proveniente do ideal mais belo do cuidar que proporcionou uma evolução significativa para a nossa futura área profissional. Contudo, hoje a Enfermagem revela-se uma área do conhecimento em expansão, onde o debate de ideias é fundamental para uma prática responsável e consciente.

 

Com o objetivo de enriquecer a bagagem intelectual dos estudantes, a Federação considera importante que se criem espaços que privilegiem o exercício do espírito crítico na academia, agindo estes como espelhos do desenvolvimento profissional futuro.

Desta forma, surge o projeto da Revista FNAEE como uma publicação que ambiciona chegar aos estudantes, mostrando-lhes aquilo que de melhor se produz em Enfermagem no nosso país, não só a nível laboral, mas também a nível científico, cultural, social e cívico. De natureza polivalente, este é um projeto que visa, mais do que formar, empoderar os estudantes das informações mais pertinentes para uma tomada de decisão consciente sobre o seu futuro profissional e académico.

 

 

Atualmente, a Enfermagem revela-se uma área do conhecimento em expansão, onde o debate de ideias é fundamental para uma prática responsável e consciente. Desta forma, a Federação pretende vincar-se como o espaço de discussão preferencial para debater e refletir no panorama de Ensino de Enfermagem a nível nacional. Com o intuito de fomentar o juízo crítico e proatividade dos estudantes na busca das competências consideradas fulcrais para a sua formação, prática clínica e desenvolvimento pessoal, urge a necessidade de lançar este projeto “Revista FNAEE”, que ambiciona dar uma oportunidade aos estudantes de contactarem com conteúdos científicos, culturais e sociais, que se revelem uma mais valia para o desenvolvimento da identidade profissional. Por outro lado, é esperado que este projeto potencie a aproximação da Federação aos seus membros federados e, por intermedio dos mesmos aos estudantes de Enfermagem a nível nacional, ampliando as nossas fronteiras e o alcance daquelas que são as áreas de trabalho da FNAEE.

Finalidades

Finalidades
  • Incentivar a comunidade estudantil a envolver-se no futuro da enfermagem;
  • Formar os estudantes do passado, da atualidade e do futuro que marcam a história de enfermagem;
  • Interpelar pelo conhecimento científico e pela prática clínica baseada na evidência;
  • Dar a conhecer aos estudantes o trabalho desenvolvido pela FNAEE bem como a intercolaboração das diversas AAEE/NE;
  • Partilhar experiências a nível do associativismo

Metas

Metas
  • Articular este projeto com os diferentes membros federados na respetiva área geográfica;
  • Estabelecer parcerias com estruturas nacionais de interesse para o meio da Enfermagem e das ciências da Saúde;
  • Planear a realização deste projeto no mandato 2019/2020.