AEESEL

AEESEL


A Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (AEESEL) viu a sua génese como o processo de reestruturação do Ensino Superior, na área da saúde, estabelecido pelo Decreto-Lei nº175/2004, que levou à fusão das quatro Escolas Superiores de Enfermagem públicas na cidade de Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara (ESEAR), Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian de Lisboa (ESECGLx), Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil (ESEFG) e Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende (ESEMFR). Este processo viu o seu fim em Setembro de 2007, culminando na extinção das escolas prévias e originando a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). À semelhança da fusão das quatro escolas, assistimos à junção das quatro Associações de Estudantes, em Janeiro de 2008, pelo que nasce, assim, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (AEESEL).

Somos uma associação de estudantes com 10 anos de vida e, segundo a Organização Mundial de Saúde, somos considerados um(a) adolescente! Assumimo-nos como uma estrutura com uma herança histórica e patrimonial incalculável. Primamos pelos princípios da democraticidade, liberdade, integridade, lealdade e unidade, sendo uma estrutura cada vez mais una. A par da ESEL, temos vindo a crescer e a assumirmo-nos como uma estrutura ativa na representação dos seus cerca de 1200 estudantes, visando o respeito pelos seus direitos, o cumprimento dos seus deveres e uma educação de qualidade, cujos valores de base correspondam ao da Ciência, Disciplina e Profissão de Enfermagem.

Enquanto estrutura associativa, fazêmo-nos representar nos vários fóruns de discussão das práticas educativas e do Ensino Superior Português, com enfoque no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), que decorre trimestralmente; assim como nas estruturas federativas a que nos encontramos vinculados: a Federação Académica de Lisboa (FAL) e a Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem (FNAEE).

Reorganizámos a nossa dinâmica interna recentemente, pois acreditamos que a associação de estudantes se deve moldar à realidade da Escola. Perante os demais departamentos, a AEESEL desenvolve múltiplas atividades. Proporcionamos aos estudantes, na Loja AEESEL, serviços de impressão e compra de itens de estágio; Dinamizamos atividades de cariz científico, tais como as Jornadas das Feridas, Ciclos de Conferências e Tertúlias Científicas, com o intuito de complementar a formação dos discentes – para além de atividades como o Enfermeiro de Palmo e Meio que visa a diminuição da incidência da Síndrome da Bata Branca nos mais jovens, que conta com o apoio da Ordem dos Enfermeiros; Organizamos eventos Desportivos e Recreativos, passando, também, pela divulgação de experiências de voluntariado. Por último, e não menos importante, disponibilizamos de um espaço de Apoio aos Estudantes, onde estes podem recorrer e solicitar, sempre que necessitem, de diretrizes para percorrerem um determinado caminho, perante diversas problemáticas que surjam no seu percurso. Aos estudantes, queremos dizer: não estão sozinhos!

Ambicionamos crescer e ser, cada vez mais, parte integrante do percurso dos estudantes que representamos! Somos uma Associação da Escola e para a Escola! Somos uma Associação de Estudantes, para os estudantes!

Podem seguir a nossa associação pelos seguintes locais:

Web Site

Instagram

Facebook