História

História

FNAEE


A Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem – FNAEE – vê as suas primeiras pedras lançadas no dia 6 de Janeiro de 1989, quando um grupo de Estudantes idealizou um organismo que reunisse as Associações de Estudantes de Enfermagem de vários pontos do país, para assim criar uma voz una, forte e que se fizesse ouvir de uma forma mais eficaz em todo o país.
A partir daí foi uma caminhada de dois anos, até se publicarem os primeiros estatutos e se oficializar a existência da da nossa Federação, em 1991.

Contando já com 25 anos, a FNAEE é uma das mais antigas Estruturas Estudantis Nacionais mais antigas do país, tendo já no seu palmarés de presidentes alguns futuros bastonários da Ordem dos Enfermeiros.

Desde o seu início que a premissa máxima se mantém: fomentar e defender um ensino atual, significativo e que prepare profissionais para o futuro. Tendo acompanhado algumas mudanças fulcrais, como a formalização e atualização do Ensino de Enfermagem para Licenciatura, a FNAEE acompanha de perto o progresso e evolução da disciplina.

Sendo o nosso modelo de trabalho o modelo federativo, a FNAEE sempre sobreviveu e trabalhou, graças e em prol dos seus membros federados. Ao longo da sua vida, contou vários membros federados de diversos pontos do país, desde o Norte às Ilhas.
Atualmente conta com 10 membros federados, que vão desde Braga ao Algarve.

A Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem sofre em 2016 uma reforma da sua estrutura, com alteração dos seus Estatutos, Imagem e algumas dinâmicas de trabalho, com o objetivo de devolver um novo respirar à Federação e fazer prevalecer mais vigorosamente os interesses dos Estudantes.